Muitas pessoas não conseguem escolher um bom presente para presentear alguém, ainda mais quando é para recém-casados que não especificaram qual o presente que eles desejam receber. Há ainda aqueles que acham muito incômodo sair de casa para procurar o presente pedido. Então, muitos noivos, ao invés de presentes, preferem receber dinheiro para comprar aquilo que desejam. Mas como devemos agir quando preferimos presentear os noivos com dinheiro em vez de presentes? Ou como pedimos de forma educada para nossos convidados nos presentear com dinheiro caso sejamos os noivos?
Uma pesquisa feita pela revista americana “Wedding Magazine” descobriu que 45% de suas leitoras preferem receber dinheiro a um presente de casamento.
Se você está com essa vontade também, saiba que não é a única. Mas a
grande maioria fica sem graça, sem saber como fazer, já que essa prática
(ainda) não é comum no Brasil.
Os motivos são vários: alguns
noivos vão se mudar para outro país, outros já têm uma casa montada ou
simplesmente porque no começo da vida o casal precisa mesmo de uma
verbinha a mais. Mas há uma maneira de pedir isso de forma delicada?
Como é algo novo, as opiniões são diferentes e cada noivo têm feito de
um jeito. Organizamos as principais ideias, dicas e sugestões sobre o
assunto.
- A grande maioria das assessoras de casamento e especialistas em etiqueta são unânimes: explique que vocês preferem dinheiro em vez de presente de casamento apenas para os convidados mais próximos, em uma conversa informal. E para os convidados mais distantes, não tem jeito: receba os presentes e tente trocar depois.
- Se você pretende receber presentes de casamento em dinheiro, abra uma conta no banco especificamente para isso e deixe uma pessoa encarregada de fornecer qualquer tipo de informação que os convidados precisarem. Pode ser a assessora de casamento ou um parente próximo.
- E se o casal vai se mudar de país? Neste caso, os convidados provavelmente estarão cientes dos planos dos noivos. E a maioria costuma perguntar sobre como fazer com os presentes de casamento. Neste momento, os noivos podem contar que abriram uma conta no banco para os convidados que preferissem dar o presente de casamento em dinheiro.
- Alguns noivos, principalmente os que vão se mudar de país, colocam um cartãozinho no próprio convite de casamento, informando sobre a mudança e agradecendo a compreensão se os presentes de casamento forem revertidos em dinheiro. Há quem ache isso deselegante, embora seja a única forma de garantir que todos os convidados entendam o recado.
- Uma alternativa para quem não quer colocar o cartãozinho no convite de casamento e quer garantir que todos entendam o recado, é fazer uma lista virtual de presentes de casamento em sites especializados. Funciona assim: os convidados compram produtos, serviços ou passeios simbólicos, e os noivos recebem os presentes convertidos em dinheiro.
O seu presente não precisa custar caro para satisfazer os noivos. Escolha um produto que se enquadre no seu orçamento e que também seja útil na rotina dos recém-casados. Criar uma lista facilita a escolha dos convidados e também reduz as chances de presentes repetidos. Você pode presentear de uma forma personalizada, como bancar a lua-de-mel dos noivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário